SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Imaginarios sobre la educación física escolar en el interior Amazónico: registros de percepciones y posibilidades de transformaciónLa idea de universidad en Van Rensselaer Potter y Jürgen Habermas: nuevas miradas sobre la universidad en la era digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SANTOS, Júnior João Samuel dos  y  ALIANTE, Gildo. Planejamento e orçamentação de carreira docente: análise da perspectiva dos professores do ensino básico em Moçambique. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290017.  Epub 08-Mar-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290017.

O presente artigo teve por objetivo explorar a perspectiva dos professores do ensino básico sobre o planejamento e orçamentação de carreira docente. A investigação foi realizada em Nampula, Moçambique, e administrou entrevistas semiestruturadas a 21 participantes. Os resultados analisados pela técnica de grounded theory apontam a ocorrência de disfunções no planejamento e orçamentação de carreira, provocando a estagnação e congelamento da carreira docente. Igualmente, foram constatadas debilidades no desenvolvimento da carreira docente por causa da descoordenação entre os planos operacionais de recursos humanos e os de orçamento do setor de educação pública em Moçambique.

Palabras clave : Planejamento e Orçamentação de Carreira; Desenvolvimento Profissional; Gestão de Recursos Humanos; Carreira Docente; Exiguidade Orçamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )