SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Planificación y presupuestación de la carrera docente: análisis de la perspectiva de los docentes de educación básica en MozambiqueAnálisis de productividad en la asignación de recursos de FUNDEB en el estado de AMAPA entre 2010 y 2019 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PAULO NETO, Alberto. A ideia de universidade em Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas: novos olhares para a universidade na era digital. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290011.  Epub 08-Mar-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290011.

A universidade está inserida no processo de “digitalização social” e coloca-se como espaço de interação discursiva. A ideia de universidade tem o seu sentido a partir de seu estabelecimento na forma de projeto de formação integral e cidadã. O objetivo deste artigo é analisar as concepções de universidade e suas implicações no contexto de tecnologias digitais com base nos referenciais teóricos de Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas. Essa investigação constitui-se em estudo filosófico e pesquisa bibliográfica por meio da análise minuciosa e comparada dos referenciais teóricos. Potter compreende que o ambiente universitário é o espaço para a prospecção do futuro da humanidade e a garantia de sua sobrevivência. O olhar bioético de Potter enraíza a universidade em seu projeto de servir à sociedade por meio da resolução de problemas globais. Em Habermas, a ideia de universidade resplandece o espaço para o agir comunicativo na formação humana. Nesse contexto, a universidade na era digital projeta sua atuação formativa e constitui-se em ambiente aberto e plural de fortalecimento das bases democráticas da sociedade.

Palabras clave : Bioética; Universidade; Sociedade Digital; Van Rensselaer Potter; Jürgen Habermas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )