SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Capitães da Areia de Jorge Amado y el “discurso herético” de Pierre BourdieuIntelectuales y juegos de lenguaje: el discurso sobre la educación primaria en la I conferencia nacional de educación (1927) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ROSA, Maria Arlete; KAUCHAKJE, Samira  y  FONTANA, Maria Iolanda. Educação ambiental na escola: literatura internacional e análise de estudos brasileiros. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290030.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290030.

O objetivo do artigo é caracterizar a literatura sobre educação ambiental escolar. A questão é como os estudos de perspectiva crítica e de autores de instituições brasileiras abordam essa temática. Utilizamos a busca sistemática nas bases Scopus, Web of Science e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de escolha e exame dos textos foram: exclusão por não aderência; categorização em eixos: política, formação, e prática pedagógica; seleção por autores de instituições brasileiras e abordagem crítica; e uso da regra de Pareto para a escolha de textos representativos de cada eixo. Demonstramos que a maioria dos textos selecionados está no eixo Prática Pedagógica, seguido por Formação e Política; há contradição entre teoria e prática; frágil menção das políticas vigentes; e falta de condições de trabalho para a formação e o avanço teórico. Discutimos a abordagem crítica como problematizadora da educação ambiental conservadora e naturalista, fomentando a reflexão na prática da educação ambiental na escola.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação Ambiental; Escola; Prática Pedagógica; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )