SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Aprender a construir explicaciones científicas: un análisis de la vida diaria del aula de CienciasDescolonización de los formadores de profesores en universidades del Sur Global índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, Neomar Lacerda da  y  OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Práticas de letramento e repertório compartilhado por professoras/es que ensinam matemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290044.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290044.

Este artigo teve por objetivo identificar e descrever o engajamento em práticas de letramento docente das quais participaram professoras/es que ensinam matemática. Utilizamos uma abordagem qualitativa e ferramentas analíticas da Teoria Social da Aprendizagem e do letramento como prática social para identificarmos e descrevermos interações com usos da leitura e da escrita em reuniões de estudo e planejamento de aulas realizadas em uma escola pública. O material empírico foi produzido por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados sugerem que os membros se engajaram em eventos de letramento mediados tanto por textos prescritivos quanto por textos produzidos pelo próprio grupo para organizar o repertório. Contudo, a constituição do repertório compartilhado ocorreu pelo engajamento em práticas de letramento reconhecidas e valorizadas no grupo. Apesar de textos prescritivos orientarem as práticas, o repertório não se limitou a essas prescrições, perpassando pelos diversos engajamentos sociais dos envolvidos.

Palabras clave : Práticas de letramento; Repertório compartilhado; Formação de professores que ensinam matemática; Prática social; Leitura e escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )