SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Prácticas de alfabetización y repertorio compartido por docentes que enseñan matemáticasTrabajo colaborativo, emociones e inclusión en Chile durante la pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PARRA, Yamith José Fandiño. Descolonização de professores formadores em universidades do Sul Global. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290046.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290046.

Os formadores de professores deparam-se com políticas que visam enquadrar seus horizontes de compreensão e critérios de ação. Ao mesmo tempo, esses formadores envolvem-se em práticas que permitem formas de adaptação pessoal e mudança social. Em meio a essa ambivalência, este artigo faz uma reflexão crítica sobre a descolonização das políticas e práticas que circunscrevem os formadores de professores. Para tanto, discute a crise da universidade e, a seguir, analisa a subjetivação docente, a subalternação docente e as práticas de resistência. Tal discussão é feita por meio de argumentos propostos principalmente por autores do Sul Global. A principal conclusão é que os formadores de professores precisam de consciência crítica sobre como homogeneizar discursos e políticas padronizadoras legitimam a subalternidade docente e, por sua vez, como eles precisam mobilizar processos de formação que promovam práticas pessoais e coletivas de resistência.

Palabras clave : Formação de professores; Política educacional; Descolonização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )