SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Descolonización de los formadores de profesores en universidades del Sur GlobalEstudio de las dimensiones de comunidades profesionales de aprendizaje en Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

POBLETE-CHRISTIE, Octavio et al. Trabalho colaborativo, emoções e inclusão no Chile durante a pandemia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290036.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290036.

O objetivo deste estudo era compreender a experiência emocional dos professores de educação especial durante o trabalho de colaboração no contexto de uma pandemia. A investigação foi conduzida sob uma abordagem qualitativa, utilizando um desenho baseado em episódios emocionais. Onze professores de educação especial de diferentes escolas públicas com programas de integração escolar no Vale do Aconcágua, Chile, participaram. Os dados foram construídos utilizando uma entrevista semiestruturada. Foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo. Os resultados mostram diferentes fatores contextuais que influenciaram a emergência de emoções, desde os relacionados com a pandemia até os relacionados com as características individuais. Por outro lado, as interpretações que estiveram na base das emoções experimentadas apontaram para uma percepção de desprezo, posição inferior na relação, paralisia e desmotivação. Finalmente, os professores adotaram diferentes estratégias para comunicar ou tentar não comunicar o que sentiam, por vezes recorrendo a recursos tecnológicos. Os resultados são analisados em termos da oportunidade oferecida pelas emoções de avançar para uma educação inclusiva e da necessidade de reforçar a formação emocional dos professores de educação especial.

Palabras clave : Emoções; Trabalho colaborativo; Professores; Educação inclusiva; Pandemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )