SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Trabajo colaborativo, emociones e inclusión en Chile durante la pandemiaPor una ética integradora y pluralista: caminos para la educación en valores a partir de la resolución de conflictos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RUZ, Marcela Andrea Peña  y  ASPARO, Carme Armengol. Estudo das dimensões das comunidades de aprendizagem profissional no Chile. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290037.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290037.

Este artigo analisa as percepções que professores, gerentes e assistentes educacionais têm sobre as dimensões que são consideradas como constituindo uma Comunidade de Aprendizagem Profissional, a fim de identificar diferenças entre diferentes contextos educacionais. A metodologia de pesquisa corresponde a um estudo misto simultâneo com uma estratégia de estudo de casos múltiplos em três escolas chilenas. Ao considerar os resultados obtidos a partir do questionário PLCA-R, juntamente com os grupos focais, observa-se que as percepções dos três casos coincidem na avaliação positiva daquelas dimensões ligadas ao desenvolvimento da missão e dos valores compartilhados, bem como das relações dentro das comunidades e do aprendizado colaborativo. Entretanto, a prática pessoal compartilhada e as condições e os recursos para o desenvolvimento do Comunidade de Aprendizagem Profissional ainda são um desafio para as equipes de gestão e os financiadores.

Palabras clave : Ensino colaborativo; Aprendizagem organizacional; Comunidades de Aprendizagem Profissional; Aprendizagem cooperativa; Desenvolvimento profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )