SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Por una ética integradora y pluralista: caminos para la educación en valores a partir de la resolución de conflictosEl lugar de la evaluación en los proyectos pedagógicos de las licenciaturas en Matemáticas de una institución pública de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GIOVINAZZO JUNIOR, Carlos Antônio. Educação política, violência, resistência: a formação da consciência e o enfrentamento ao autoritarismo e à agressividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290047.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290047.

Ensaio no qual se apresenta reflexões sobre violência social e suas manifestações na escola. Trata-se de relação que jamais pode ser negligenciada, pois a educação também contém as tendências sociais que reproduzem a violência, a agressividade e a barbárie. Com base em autores da Escola de Frankfurt, discorre-se sobre o tema da violência, destacando seus nexos com o sistema social e econômico, que se reproduz exatamente promovendo a destruição de pessoas, culturas e o meio ambiente. Seguem considerações que evidenciam que tal destrutividade repercute na formação das subjetividades e das disposições de os indivíduos se conformarem ou resistirem a essa tendência. Por fim, aventa-se a possibilidade histórica de concretização da dimensão política da educação como forma de contraposição e enfrentamento da agressividade e violência inerentes às sociedades do capitalismo avançado.

Palabras clave : Teoria crítica da sociedade; Violência social; Educação e resistência; Educação política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )