SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Examen Nacional de Educación Secundaria (Enem) bajo la perspectiva de la política de cuotas en la Universidad Federal de Goiás (UFG)Investigación em educación: historia y tendencias temáticas em studios de posgrado stricto sensu em Pará, Región Norte, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

GALVAO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques; REZENDE, Gabriela  y  CALANDRIN, Isabela Dallasta. Tecnologias da informação e comunicação no ensino da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia durante a pandemia de COVID-19. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023014.  Epub 05-Sep-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100021.

Preocupações relacionadas ao uso de tecnologias no ensino superior são recorrentes em vários países e áreas do conhecimento. Este estudo transversal exploratório mapeou usos e percepções sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia durante a pandemia de COVID-19, no Brasil, por meio de um questionário online. Participaram do estudo 87 acadêmicos vinculados a cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. No que concerne ao apoio institucional recebido durante a pandemia para o uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, 84 participantes se manifestaram, dos quais 13 (15,5%) declararam que este apoio foi ruim; 40 (47,6%) que o apoio foi regular, 23 (27,4%) que o apoio foi bom e 8 (9,5%) que o apoio foi ótimo. A análise temática de 87 respostas observou a predominância de três temas: percepções positivas sobre o uso de tecnologias, percepções relacionadas às adversidades no uso de tecnologias e percepções relacionadas às estratégias para aperfeiçoar o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, havendo destaque para as percepções sobre adversidades. Notou-se que o ensino remoto possui desvantagens derivadas do potencial despreparo da comunidade acadêmica para o uso de tecnologias, bem como especificidades relacionadas ao campo da saúde como a necessária relação aluno-paciente. Assim, os usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino destas áreas demandam atenção aprofundada das instituições de ensino superior e comunidade acadêmica para a adoção, treinamento e avaliação de inovações.

Palabras clave : educação em saúde; tecnologias da informação e comunicação; suporte institucional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )