SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Percepciones de graduados y maestros sobre el producto educativo en un programa de graduado profesionalLa expansión desigual de las ingenierías en la educación superior brasileña (2011-2017) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

FLORES, Andressa Bones; COSTA, Janaina Pamplona da  y  FONTOLAN, Marina. A internacionalização da pós-graduação no Brasil: a experiência do doutorado pleno e doutorado sanduíche no exterior. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023028.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100046.

Este artigo apresenta e discute como o percurso da pós-graduação e sua internacionalização ao longo do tempo auxilia no debate sobre os impactos, benefícios e gargalos do doutorado pleno e sanduíche no exterior. A metodologia empregada foi uma sistematização histórica. O artigo inicia com um histórico do desenvolvimento dos cursos de pós-graduação no Brasil, utilizado como contexto geral para a discussão acerca do emprego e efetividade das bolsas nas modalidades de bolsas doutorado pleno e doutorado sanduíche no exterior. Depois de apresentarmos o histórico destas mobilidades de bolsas de estudos, apresentamos as discussões existentes em torno destes tipos de financiamento de pesquisa. Concluímos que a falta de uma sistematização completa de dados sobre a efetividade das duas formas de fomento para o avanço da produção do conhecimento no Brasil dificulta uma análise mais profunda do impacto destes tipos de financiamento, assim como informar melhor as políticas públicas que visem o desenvolvimento da ciência nacional.

Palabras clave : pós-graduação no Brasil; bolsas de estudo; CAPES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )