SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Da prática de campo da tradição naturalista da Biologia à aula de campo na escola: distanciamentos e aproximações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto  y  SANTOS, Mayra Kaliane Silva dos. Ciência no mundo digital: o que nos diz o Instagram?. Ciência educ. [online]. 2024, vol.30, e24002.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320240002.

Essa pesquisa investigou contas da rede social Instagram que tinham como propósito discutir ciência, apoiando-se em contribuições da epistemologia de Ludwik Fleck. Como metodologia de pesquisa foi usada a etnografia virtual, a partir da qual as contas foram acompanhadas por um período de 12 meses. Os resultados evidenciam o aumento da circulação da ciência por meio do Instagram, com aumento no número de contas e de seguidores. Os perfis de administradores são variados e, em geral, demonstram relação com o círculo esotérico de produção do conhecimento em ciência. As contas veiculam, basicamente, informações gerais sobre ciência, resultados de pesquisa, apoio pedagógico e dia-a-dia da vida acadêmica. A circulação da ciência pode ser compreendida a partir da noção de rede, em que o conhecimento se difunde por meio de diferentes nós, caracterizados como heterogêneos, formados por especialistas e não especialistas, a partir dos quais ocorre um tráfego intercoletivo e multidirecional de pensamento, que também abarca transitoriedade.

Palabras clave : Divulgação científica; Rede social; Ciência e mídia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )