SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Ciência no mundo digital: o que nos diz o Instagram?Propuesta pedagógica para transformar el clima de aula y propiciar el aprendizaje profundo de las Ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA, Renata Priscila; FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira  y  MUHLE, Rita Paradeda. Da prática de campo da tradição naturalista da Biologia à aula de campo na escola: distanciamentos e aproximações. Ciência educ. [online]. 2024, vol.30, e24003A.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320240003a.

Este estudo tem natureza teórica e, de certo modo, ensaística, visto que se lança a um exercício investigativo e reflexivo livre das amarras metodológicas tradicionais para propor um diálogo entre as práticas de campo da tradição naturalista e as aulas de campo do ensino escolar de biologia. Tomamos como referência as práticas de campo dos naturalistas viajantes a partir do século XVI, no intuito de traçar um horizonte temporal interpretativo em relação às atuais aulas de campo. Ao apresentar as características das práticas científicas de campo e sua evolução, podemos analisar como as aulas de campo de biologia foram se constituindo, inspiradas nessas práticas e se diferenciando delas pelo contexto em que são desenvolvidas. Fazer correlações entre o campo da ciência e o do ensino pode contribuir para se tomar distância do cotidiano da prática pedagógica e propiciar a ressignificação necessária das aulas de campo em biologia.

Palabras clave : Ensino de biologia; Pesquisa de campo; Estudo de campo; Naturalistas viajantes; Ensino de ciências..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )