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Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

RAMOS, Ana Carolina  y  GONCALVES JUNIOR, Oswaldo. Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e268037.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450268037.

Este artigo buscou refletir sobre as concepções relativas ao abandono e à evasão escolar por parte de agentes públicos que atuam junto à população juvenil num município de porte médio do interior paulista. Visou-se também dar voz aos beneficiários dessas políticas públicas para conhecer suas realidades e perspectivas sobre suas vivências. Para tanto, foram realizadas dezesseis entrevistas com educadores e profissionais da rede de proteção, dois jovens que passaram pela situação de abandono/evasão e a mãe de um deles. Como referencial analítico foi utilizada a abordagem hermenêutico-dialética. Em relação aos resultados, observou-se que se trata de um problema complexo, com diversos fatores pertencentes às dimensões escolar, socioeconômica, familiar e da singularidade do adolescente, que se entrelaçam e dificultam sua resolução, trazendo a vulnerabilidade social como contexto de risco para o fenômeno. Verificou-se também diferenças nos sentidos atribuídos pelos atores institucionais para as mesmas categorias, o que pode ampliar a compreensão sobre o tema, mas também sugerir divergências nos olhares, tornando as práticas intersetoriais no enfrentamento do problema um desafio.

Palabras clave : Abandono escolar; Evasão escolar; Intersetorialidade; Adolescência; Políticas públicas.

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