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Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993
Resumen
HENNING, Paula Corrêa. O currículo nos atravessamentos pós-modernos. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.43-52. ISSN 1519-3993.
Querendo problematizar sobre o currículo escolar, o presente artigo tem intencionalidade de traçar as teorizações curriculares e suas implicações, ao longo da trajetória histórica, anunciando os atravessamentos de um tempo pós-moderno. Busca indagar sobre as posturas curriculares favorecedoras de pensares e fazeres marcadamente delimitados, buscando sempre um ideal de sujeito, de práticas, constituindo um binarismo pedagógico que legitima alguns fazeres e não outros. Investigar teorizações que vão compondo os entendimentos de currículo é propósito deste texto que busca nas teorias tradicionais, críticas e pós-críticas os estudos desenvolvidos sobre currículo, especialmente no Brasil. Na tentativa de provocar nosso pensamento, indaga concepções das teorizações críticas em Educação, problematizando as questões de saber e poder no território contestado do currículo escolar.
Palabras clave : Educação; Pós-Modernidade; Teorias do Currículo.