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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
CARVALHO, Alexandre Filordi de y GALLO, Sílvio. Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para pensar e agir de outros modos na educação. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.280-302. ISSN 1676-2592.
Com o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir, no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o ―fazer pensar‖, na educação, a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para pensar e agir de outros modos na educação.
Palabras clave : Subjetividades; Educação; Sedentarismo; Nomadismo.