Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
ALMEIDA, Natália Regina de. Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.24-35. ISSN 1676-2592.
No campo de conhecimento em educação, a discussão sobre o tratamento atribuído à sua definição como campo, objeto investigativo e diferentes possibilidades teórico-metodológicas, epistemológicas, foi frequente nas últimas décadas do século XX. Nessa perspectiva, os aspectos que dizem respeito ao processo de construção e de produção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e das diferentes possibilidades teórico-metodológicas merecem mais investimento teórico-conceitual. Desse modo, o presente artigo, a partir da pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre as diferentes concepções de conhecimento na construção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e duas posições teórico-metodológicas da prática da pesquisa em educação. A título de considerações finais, a intenção aqui não é a de esgotamento da problemática em questão, pois são muitos os assuntos que permeiam a prática da pesquisa em educação.
Palabras clave : Pesquisa em Educação; Concepções de Conhecimento; Epistemologia; Produção do Conhecimento.