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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
GIROTTO, Eduardo Donizeti; PASSOS, Felipe Garcia; CAMPOS, Larissa de y OLIVEIRA, João Victor Pavesi de. A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.134-158. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647805.
Este artigo apresenta os resultados parciais do projeto A Reorganização Escolar em Mapas, desenvolvido no Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da USP, com objetivo de demonstrar a importância da análise espacial na compreensão das políticas educacionais, representando espacialidades e correlacionando fenômenos, processos que são primordiais para sustentar os argumentos que fundamentam a tomada de decisão e a defesa de uma educação pública de qualidade para todos. Apresentamos a discussão a partir de mapas da cidade de São Paulo a fim de demonstrar os limites dos principais argumentos expostos pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP) na defesa da proposta de reorganização escolar, bem como discutir se a revalorização do espaço urbano seria um dos objetivos não-explícitos dessa reorganização. Em nossas considerações sinalizamos que o argumento do decréscimo demográfico defendido pelo governo não se sustenta, uma vez que tal fenômeno não se converte automaticamente em diminuição de matrículas. Inferimos que a reorganização daria continuidade à municipalização da rede estadual, iniciada em 1995, e tem relação direta com o processo de revalorização do espaço, por haver correlação entre o fechamento de escolas, os lançamentos imobiliários e as grandes obras de infraestrutura de mobilidade.
Palabras clave : Reorganização Escolar; Espaço Urbano; Cartografia.