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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
FRONCKOWIAK, Fernanda Cruvinel y BARBOSA, Maria Carmen Silveira. EDUCAR PARA LER DESDE A INFÂNCIA: O VALOR POÉTICO DA VOCALIDADE E DA IMAGINAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.157-176. Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656086.
A relevância de práticas de formação para a leitura desde a infância e o desejo de concebê-las enquanto círculo virtuoso muitas vezes esbarra na intencionalidade das concepções educativas adultas, que as transforma em atividade tediosa para as crianças. As fenomenologias da voz, a partir de Paul Zumthor, e da imagem, com Gaston Bachelard, evidenciam o valor poético da vocalidade e da imaginação para a leitura, que se fundamenta na organicidade da ação poética da voz e da palavra adultas, através das quais, sem negar os valores de proferição e de explicação e não se limitando a eles, sublinha a estreita ligação entre corpo, linguagem e mundo nos processos de formação, também a leitora. Assim, a escuta da leitura compartilhada se transforma não só em potência para engendrar desejo de ler e de escrever, mas em oportunidade para que as crianças encontrem, através da voz e do comprometimento adulto, a experiência do humano que temos produzido e exteriorizado em registros orais e escritos, inclusive os literários. A ideia de cultura percebida como um conteúdo – e condicionada aos limites da aprendizagem de conceitos –, restringe a contribuição que podemos dar às crianças para a constituição de outras maneiras de compreenderem o conhecimento, o que inclui, principalmente, saberes sobre os modos como compartilham suas experiências leitoras.
Palabras clave : Leitura; Educação; Infância.