SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Percepción del Preceptor de Salud sobre los Procesos Educativos en un Hospital Universitario del Interior de Pernambuco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PONCE, Branca Jurema  y  COSTA, Thais Almeida. Utopias Concretas para Renovar Esperanças Democráticas: Entrevista com a Professora Amabília Almeida. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1904-1923.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1904-1923.

A realização desta entrevista integrou as atividades do projeto (2020-2022) do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC), coordenado pela Professora Branca Jurema Ponce do Programa de Educação: Currículo, da Faculdade de Educação da PUC-SP. Um dos objetivos do projeto consiste em registrar experiências históricas de educação escolar, assim como práticas curriculares atuais que revelem avanços democráticos. A história de Amabília Almeida é testemunho da ação feminista rebelde contra o patriarcado, da resistência política contra o autoritarismo e do ativismo docente pela garantia do direito à educação. Com mais esta publicação, reafirma-se a essência utópica das produções acadêmicas ancoradas no conceito de justiça curricular. Histórias como essas permitem afirmar a impossibilidade de silenciar experiências emancipatórias, e elas sobrevivem nas memórias, nos sonhos, nas resistências.

Palabras clave : democracia; memórias, justiça curricular; resistências; direito à educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )