SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Existencialidades en el campo instituidas por la ruralidad de la presenciaEl uso de tecnologías digitales en la educación: caminos de futuro para una educación digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FERNANDES, Jéssica Lins de Souza; PASSOS, Joana Célia dos  y  GONCALVES, Rita de Cássia Pacheco. Barracão de Alegorias e Etnomatemática: práticas e reflexões pedagógicas no Carnaval de Florianópolis. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19399.  Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19399.050.

Este artigo apresenta parte de um estudo que teve como objetivo identificar narrativas e práticas etnomatemáticas produzidas por trabalhadoras/es do Carnaval de Florianópolis, Santa Catarina, de modo a reconhecer escolas de samba como espaços educativos, onde se desenvolvem práticas e aprendizagens (matemáticas). O estudo incluiu pesquisa teórica, histórica e documental, além de um trabalho de campo que teve como foco observar, analisar e descrever criteriosa e respeitosamente a realidade social das/os componentes, fazendo uso de conversas, de entrevistas semiestruturadas e de registros audiovisuais. Neste texto, foi campo de análise o barracão de carros alegóricos da agremiação Os Protegidos da Princesa. Destacam-se processos educativos por meio da curiosidade e da observação, além da produção de materiais e de técnicas para resolver as demandas da construção das alegorias.

Palabras clave : Etnomatemática; Escolas de Samba; Relações étnico-raciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )