SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Educación para las relaciones Étnico-Raciales en la investigación en Educación Física y la formación inicial: un estado de conocimientoQuestiones étnico-raciales en el ambiente escolar: reflexiones a partir de tesis y disertaciones sobre prácticas pedagógicas desarrolladas en la Educación Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PONCE, Branca Jurema  y  FERRARI, Alice Rosa de Sena. Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219390.  Epub 23-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19390.005.

O artigo aborda os resultados de uma pesquisa que envolveu educadores de uma escola pública. O objetivo é apresentar a necessária introdução da Educação para as relações étnico-raciais nos currículos escolares a partir de práticas descolonizadoras e de reconhecimento e pertencimento dos sujeitos. O texto insere-se na luta contra o silenciamento do racismo e no enfrentamento de violências que naturalizam o preconceito e a discriminação. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos foram definidos a partir de Gil (2008) e Brandão (2003), e a análise de conteúdo baseou-se em Bardin (2016). Os preceitos da Justiça Curricular e os princípios da Educação para as relações étnico-raciais formam a base teórica para as abordagens analíticas realizadas. Na conclusão, o artigo destaca a Justiça Curricular e a Educação para as relações-étnico raciais como possibilidades de luta pela superação do racismo.

Palabras clave : Superação do racismo; Educação para as relações étnico-raciais; Justiça Curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )