SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Una posibilidad decolonial para pensar en la constitución del ethos caboclo en el Oeste de Santa CatarinaEl proceso de orientación como estrategia para superar el racismo institucional: relatos de un encuentro ancestral en un contexto de Posgrado de un Instituto Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTANA MIRANDA, Amanaiara Conceição de  y  DOS SANTOS, Luís Carlos Ferreira. Filosofia da educação a partir de outras paisagens: infâncias afro-brasileiras e pedagogia decolonial. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219434.  Epub 23-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19434.013.

Neste artigo, tem-se o intuito de apresentar reflexões sobre uma filosofia da educação a partir da paisagem da infância e da pedagogia decolonial. Para tanto, como uns dos caminhos, defende-se habitar e ser habitado pela própria paisagem, pois é nesse movimento, de olhar para si mesmo e para seu entorno, que se pode encontrar a renovação das potências dos imaginários. Para isso, como plano de imanência, considera-se a paisagem da infância como mobilizadora da cena do texto, a partir de uma experiência vivida; problematiza-se o pensamento decolonial, desde a discussão do problema da tripla colonialidade (poder, ser, saber). Por fim, adentra-se o último tópico do texto, uma filosofia da educação decolonial relacionada ao imaginário; assim, a guerra de imaginário é o leitmotiv da disputa filosófica.

Palabras clave : Infância afro-brasileira; Pensamento decolonial; Filosofia da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )