SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Enfoques de las culturas indígenas en la Educación Básica brasileña: reflexiones para una enseñanza interculturalLa dimensión política y pedagógica de la fiesta en la comunidad Quilombola de Campina de Pedra, Poconé, MT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GAUDIO, Eduarda Souza  y  PASSOS, Joana Célia dos. A insurgência da intelectualidade negra em cursos de Pedagogia do Sul do Brasil. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19364.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19364.068.

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa que apreciou os processos de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Paraná. Para o estudo, optou-se pela análise de conteúdo dos Projetos Pedagógicos, dos Programas e dos Planos de Ensino das disciplinas e entrevistas com docentes dos cursos, em busca de conhecer as experiências de implementação da Lei No 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Apresentam-se lentes teóricas e metodológicas subsidiadas por epistemologias que tensionam o cânone acadêmico marcado pelo colonialismo, pelo eurocentrismo e pela branquitude, no sentido de produzir um conhecimento posicionado, parcial e localizado. O estudo constatou a insurgência de uma intelectualidade negra propondo alterações epistemológicas nos cursos de Pedagogia, sobretudo por meio da proposição de componentes curriculares obrigatórios de perspectiva racial.

Palabras clave : Intelectualidade negra; Educação das relações étnico-raciais; Cursos de Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )