SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número50Necesitamos de una Base Nacional Común Curricular? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos  y  CORREIO, Thiago Chaves Sabino. A ambivalência da técnica e da tecnologia na profissionalização do ensino médio. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.9-27. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.009.

A proposta do artigo consiste em situar o papel da técnica e da tecnologia dentro da chamada “era tecnológica”, discutindo as facetas atribuídas a essas categorias. A apropriação desses conceitos permite uma abordagem mais consistente da profissionalização do ensino médio, que ocorre de forma cada vez mais precoce. Encerramos esta comunicação com a discussão sobre a dualidade educativa que a profissionalização do ensino médio encobre e que tem se consolidado nas esferas profissional e propedêutica, pública e privada.

Palabras clave : Técnica; Tecnologia; Educação Profissional; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )