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Jornal de Políticas Educacionais
versión On-line ISSN 1981-1969
Resumen
PINHEIRO, Daniel Calbino; SABINO, Geruza de Fátima Tome y VIEIRA, Flavio Cesar Freitas. Proposição de um marco teórico-analítico para a gestão democrática na educação. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72283. Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72283.
A gestão democrática tem se tornado um dos temas mais frequentes em debates, reflexões e iniciativas públicas a fim de dar sequência a um princípio reposto na legislação nacional. Porém, o termo apresenta elementos com distintos significados, o que indica a necessidade de um tratamento mais consistente dos temas envolvidos nessa noção. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar as principais ideias de gestão democrática, demarcando suas distinções etimológicas e resgatando suas perspectivas filosóficas. Por fim, propomos uma estrutura teórico-analítica que pode contribuir para o aprofundamento da análise das concepções teóricas e práticas da gestão democrática na ciência da educação.
Palabras clave : Gestão Democrática; Bases filosóficas; Estrutura teórico-metodológica.