SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Meta 19 del Plan Nacional de Educación 2014-2024: el problema municipal en focoPlan Municipal de Educación: análisis del instrumento de planificación en el ámbito de la educación municipal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SOUZA, Francieli Machado de; SEBASTIANY, Eduardo Gabriel  y  SANFELICE, Gustavo Roese. A percepção dos alunos com deficiência sobre a inclusão no ensino superior. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e85759.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.85759.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos alunos sobre o seu processo de inclusão no ensino superior em uma universidade do Rio Grande do Sul. Por meio de uma metodologia qualitativa, descritiva e interpretativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra de 13 alunos com deficiência. As questões foram agrupadas em três eixos que compreendem o ingresso na universidade, a permanência e as oportunidades profissionais. Os dados coletados sugerem que 1) Os entrevistados em geral têm vergonha ou dificuldade em aceitar a sua deficiência e por isso não usufruíram dos direitos legais de acesso que dispõem; 2) Falas e atitudes de docentes e colegas, bem como problemas de saúde e dores relacionadas a deficiência são desafios para a permanência no ensino superior; 3) A maioria dos entrevistados estava empregado, porém nenhum exercia função compatível ao seu curso.

Palabras clave : Ensino Superior; Inclusão; Pessoa com Deficiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )