SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17La planificación educativa en Brasil en el contexto de las Constituciones Republicanas (1891 a 1988)Privatización de la Educación en Estado de Paraná: Proyecto “Parceiro da Escola” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SOUZA, Marinês Viana de  y  COELHO, Wilma de Nazaré Baía. O projeto político-pedagógico e a educação para as relações étnicoraciais: configurações e abordagens pedagógicas em escolas públicas de Manaus. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e91516.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.91516.

Neste artigo, apresentamos o recorte de um estudo mais amplo sob a perspectiva das coordenações pedagógicas de escolas públicas de Manaus, sobre a formação continuada de docentes na área da Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER). Para os propósitos deste texto, ocupamo-nos do eixo relacionado ao Projeto Político-Pedagógico, com o objetivo de conhecer como a ERER se configura nesses documentos e é parâmetro para as abordagens no trato das questões que envolvem o racismo, o preconceito e a discriminação nas escolas das(os) participantes. Estabelecemos o diálogo com os estudos de Veiga (2003; 2013), Coelho, Regis e Silva (2021) e Coelho et al. (2022), com apoio na análise de conteúdo em Bardin (2016). Os resultados sinalizam que as categorias articuladas ao contexto da ERER e da diversidade figuram, em maior ou menor frequência, nos PPPs, no plano do seu reconhecimento formal em perspectiva prescritiva das normativas, mas esvaziado de estratégias estruturantes para sua materialização nas práticas pedagógicas. As poucas ações observadas estão circunscritas às propostas de projetos pontuais ou palestras para estudantes, que embora sinalizem atenção dada à temática, consideramos haver a necessidade de avanço para promover ações institucionalizadas e mais coletivas nas escolas. Concluímos ser basilar investimentos na formação continuada para as coordenações pedagógicas na área da ERER, como estratégia para fomentar a construção de PPPs que expressem princípios e direcionamentos práticos articulados às diretrizes da educação antirracista.

Palabras clave : Projeto Político-Pedagógico; Educação para as relações étnico-raciais; Coordenação pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )