SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Un Estado del Arte de la Educación Media Integrada a la Educación Profesionaly Tecnológica: tensionesy proposiciones en los Institutos FederatesReestructuración del trabajo docente en la educación básica pública Cearense durante la pandemia de covid-19: desafios y posibilidades en el contexto postpandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

GAVA, Shirley Aparecida  y  NASCENTE, Renata Maria Moschen. Relações entre estilos de liderança, formas de seleção de diretores e práticas de gestão escolar. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, 91868e.  Epub 06-Mayo-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.vl7i0.91868.

O texto refere-se às possíveis relações entre estilos de liderança, formas de seleção de diretores e práticas de gestão escolar. Desse modo, o objetivo geral foi identificar as formas de seleção para o exercício da direção escolar e os estilos de liderança próprios desses profissionais no ensino fundamental. O objetivo específico foi esclarecer essas relações no que diz respeito às práticas de gestão escolar, referenciadas nas publicações digitais nacionais, baseadas em pesquisas empíricas, no período de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e exploratória que empregou a técnica de análise de conteúdo categorial e dispôs do software MAXQDA 22 para tratamento e organização dos dados. Os resultados apontaram o predomínio do estilo gerencial de liderança, independentemente das formas de seleção, e que as práticas desses profissionais, como líderes institucionais natos, têm priorizado e reforçado formas predominantemente individualizadas de poder e tomadas de decisão unilaterais, que contribuem para manter estruturas organizacionais impermeáveis, dificultando e/ou impedindo a manifestação da democracia escolar e mantendo a sobrecarga da hierarquia sobre as relações entre os diferentes agentes escolares.

Palabras clave : Formas de seleção de diretores; Estilos de liderança; Práticas de gestão escolar; Gestão democrática da escola pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )