SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Entre discursos y prácticas: las lógicas contradictorias de evaluaciones estandarizadas de la calidad educativa en la Provincia de Buenos Aires (2015-2019)No por mucho pesarla, la vaca engorda. Reflexiones sobre evaluación educativa en un país ganadero como Uruguay índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

FLOREZ, María Teresa Petour. Retrospectiva de 30 anos de avaliação de altas consequências no Chile: a necessidade de uma mudança de paradigma. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92337.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92337.

O Chile configura-se, no cenário latino-americano, como um caso extremo em termos de políticas de mercado na educação, quadro em que a avaliação padronizada de altas consequências ocupa um espaço considerável tanto na formulação de políticas como no cotidiano das escolas, sem que isso implique melhorias, muito pelo contrário, com evidências consistentes sobre os seus efeitos negativos no ensino, na aprendizagem e no bem-estar das comunidades. Apesar disso, o sistema educativo chileno é frequentemente apontado pelas Organizações Internacionais como um exemplo a seguir, dada a longa trajetória e institucionalização dos seus sistemas de avaliação de qualidade. Este artigo reúne resultados de diversos estudos dos quais a autora tem participado, a partir dos quais se faz uma reconstrução crítica da trajetória dessas políticas no Chile, considerando seus processos de construção e implementação, bem como as vozes dos diferentes atores neste contexto, e as evidências levantadas sobre seus efeitos. A partir disto, destaca-se a necessidade de avançar, em linha com o que parece ser uma tendência emergente a nível internacional, para um sistema de avaliação em larga escala, com baixas consequências e com enfoque formativo.

Palabras clave : Avaliação; Testes Padronizados; Altas Consequências; SIMCE; Chile.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )