SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A más de 30 años de evaluación de altas consecuencias en Chile: la necesidad de un cambio de paradigmaEvaluaciones estandarizadas. Críticas y contrapuntos a las lógicas hegemónicas a partir de una experiencia reciente en la provincia de Buenos Aires índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SALSAMENDI, Gabriela  y  PERI, Andrés. Não pesando muito, a vaca engorda. Reflexões sobre a avaliação educacional em um país pecuarista como o Uruguai. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92180.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92180.

Este artigo apresenta os principais marcos constitutivos do sistema de avaliação atual no Uruguai, em diálogo com uma visão de avaliação que mostra a dissociação entre o número de medições e a melhoria da aprendizagem. A primeira seção descreve a evolução do sistema de avaliação, a sua passagem do papel para a aplicação online e a sua transição para uma avaliação de aprendizagem e não de aprendizagem. Em seguida, discute-se essa tensão entre os modelos de avaliação e explica-se por que o Uruguai se voltou para as avaliações formativas online. Na segunda seção, são indicadas as principais características das avaliações atualmente disponíveis para os professores do ensino básico, as suas vantagens e limitações. Em seguida, é exposta uma série de argumentos em relação ao número de avaliações que são realizadas anualmente e como isso não tem impactado na melhoria dos resultados de aprendizagem. Por fim, são apontados desafios futuros e apresentada uma linha de trabalho com foco em avaliações adaptativas de aplicação autônoma que devolvam informações aos centros educacionais para reflexão, análise e planejamento das turmas de ensino. Lá, são apontados os desafios - e também as vantagens e riscos - de se ter esse tipo de ferramenta.

Palabras clave : Avaliação; Aprendizado; Formativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )