SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17No por mucho pesarla, la vaca engorda. Reflexiones sobre evaluación educativa en un país ganadero como Uruguay índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SVERDLICK, Ingrid; AUSTRAL, Rosario  y  MOYANO, Inés Rodriguez. Avaliações normalizadas. Críticas e contrapontos às lógicas hegemônicas a partir de uma experiência recente na província de Buenos Aires. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92257.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92257.

Trinta anos após a implementação de testes padronizados de avaliação das aprendizagens na Argentina e na região, o debate sobre o significado das políticas de avaliação, o que produzem, o que apoiam, legitimam e justificam, ainda está em curso. A questão da avaliação na educação tornou-se central nos anos 90 na Argentina como um dos eixos estruturais das políticas neoliberais, como uma ferramenta para "medir" a qualidade da educação a partir de uma racionalidade económica e produtivista. Posteriormente, apesar dos progressos que foram feitos em matéria educativa e social pelos governos que se opõem à ideologia neoliberal, e embora a lógica da qualidade ligada ao direito à educação e à justiça social tenha sido abraçada, as concepções e práticas de avaliação educativa pouco mudaram (Sverdlick, 2020). Neste artigo apresentaremos uma abordagem crítica em relação às avaliações padronizadas do desempenho dos alunos com o interesse de desfazer algumas fórmulas tecnocráticas que se constituíram quase como verdades absolutas e inquestionáveis, questionando o trabalho pedagógico dos professores. Também analisaremos uma proposta de avaliação em vigor na província de Buenos Aires, no âmbito da política de ensino da administração 2020.

Palabras clave : Políticas de Educação; Avaliações Normalizadas; Testes Escolares; Ensino e Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )