SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Planificación participativa através del gestión: reflexiones sobre la formulación de planes educativos municipalesGestión Democrática en la Red Estatal de Educación Pública de Rondônia: contradicciones y resistencias (2013-2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

HORA, Dinair Leal da. Democracia, pós-democracia e gestão democrática na escola. J. Pol. Educ-s [online]. 2024, vol.18, e92454.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92454.

O texto busca aprofundar a compreensão dos conceitos e fundamentos da democracia, destacando os desafios encontrados na contemporaneidade. É fundamentado na pesquisa qualitativa, para responder à seguinte questão central: como se apresentam as concepções e os fundamentos de democracia, democratização e gestão escolar no contexto contemporâneo? Assim, discute os conceitos e os fundamentos de democracia, de pós-democracia e de democratização da gestão escolar. A pesquisa bibliográfica foi o procedimento da metodologia adotada para a análise do contexto e da produção do texto teórico neste artigo, compreendendo que utilizando-se das contribuições dos diversos autores sobre o tema, as concepções e os fundamentos da democracia e da democratização da gestão escolar na atualidade.

Palabras clave : Democracia; Pós-democracia; Gestão escolar democrática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )