SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1La pandemia y la crisis estructural del capital: implicaciones para el trabajo docenteProducción de GT 20 Psicología de la Educación de la ANPEd: expresión de la ciencia, educación escolar y sociedad contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire  y  SPADONI, Lila. Psicologia escolar e educacional no Centro-Oeste brasileiro: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPEd regional entre os anos de 2014 e 2022. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44685. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44685.

Este texto apresenta reflexões sobre as narrativas científicas veiculadas nos resumos socializados no GT 20 – Psicologia da Educação das cinco últimas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd Centro-Oeste. Orienta-se pelo diálogo com a Teoria das representações sociais, destacando a relação dos processos comunicacionais e os themata de base como modos de se pensar a circulação e a produção do pensamento social. O eixo interpretativo privilegiou a antinomia individual-coletivo e seu potencial gerador de ambientes de pensamento no âmbito da psicologia escolar e educacional. A metodologia consistiu na análise de conteúdo de 75 títulos, seguido da análise lexical dos 45 resumos das comunicações orais, com apoio do software Iramuteq. As narrativas científicas difundidas ancoraram-se na perspectiva psicossocial, orientada pela oposição dialética do thema individual-coletivo. Destacaram-se os debates propostos pelas Teoria histórico-cultural, Teoria das representações sociais e Teoria crítica, em diálogo com a sociologia, a antropologia e a filosofia. Observou-se a interdependência entre diferentes instâncias da realidade, privilegiando investigações sobre cultura, ideologia e produção de subjetividades; aprendizagens e práticas pedagógicas; formação de professores, condições concretas de trabalho e adoecimento docente e processos comunicacionais e significações por diferentes atores sociais envolvidos na cena educacional. Além disso, foram identificados outros lócus de pesquisa, como a família, o hospital, a cidade e as mídias sociais.

Palabras clave : psicologia escolar e educacional; narrativas científicas; Themata.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )