SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Producción de GT 20 Psicología de la Educación de la ANPEd: expresión de la ciencia, educación escolar y sociedad contemporâneaInternacionalización de la educación superior: redes sociales y preocupaciones emergentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SILVEIRA, Lisiane Fernandes da  y  HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Docência inovadora: ressignificações da identidade docente a partir da escuta de si e do outro. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e43996. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43996.

A inovação escolar frente às mudanças socioculturais da contemporaneidade vem sendo um desafio para as escolas, especialmente para os professores que atuam no cotidiano escolar. A pesquisa apresentada neste artigo propôs-se a analisar a concepção, os processos e a constituição da identidade da docência inovadora de um grupo de professores que atua nos anos iniciais do ensino. O estudo se pautou na abordagem teórico metodológica da pesquisa narrativa autobiográfica de formação, segundo os materiais de Abrahão (2003, 2011), Josso (2004, 2010) e Delory Momberger (2006). Contou com três etapas por meio de questionários, entrevistas e encontros formativos. Para tanto, são investigados os elementos constituintes da identidade docente segundo Huberman (1995), Marcelo Garcia (2009), Pimenta (1999) e outros que, em interação com narrativas dos docentes na pesquisa, possibilitaram através da escuta de si e do outro a ressignificação da constituição da identidade da docência inovadora aos sujeitos da investigação.

Palabras clave : docência inovadora; identidade docente; pesquisa narrativa de formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )