SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1La investigación sociopoética y el árbol de la vida: el personaje conceptual de la experiencia-afecto en la educación, en el curso de pedagogía y en la vidaEl Grupo de Trabajo Psicología de la Educación en las reuniones de ANPEd Sudeste: un estudio a partir de las investigaciones presentadas desde 2014 hasta 2022 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

DUARTE BRANDOLT BORGES, Thelma  y  LIMA, Valderez Marina do Rosário. Indicadores qualitativos da argumentação dialógica: uma proposta em discussão. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e43462.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43462.

A presente pesquisa movimentou-se em direção ao desenvolvimento da argumentação dialógica no ensino e na aprendizagem em Ciências. Com caráter teórico, o estudo reuniu e articulou referenciais que, analisados por meio da Análise Textual Discursiva, receberam nova conformação interpretativa, de elaboração própria. O delineamento proposto objetivou construir indicadores qualitativos para acompanhar o desenvolvimento da argumentação dialógica em aulas de Ciências. Destaca-se como questão de pesquisa a ser respondida: que indicadores expressam o desenvolvimento da argumentação dialógica no ensino de Ciências? Resultaram como indicadores a serem valorizados na argumentação dialógica: (a) a problematização do conhecimento; (b) o incentivo à participação discente; (c) a análise das informações iniciais emergentes; (d) a solicitação e exploração de justificativas, contrapontos e objeções; (e) a realização de encaminhamentos para continuidade do processo argumentativo; (f) a sistematização das discussões; (g) a reflexão sobre os processos; e (h) a análise dos conhecimentos reconstruídos.

Palabras clave : argumentação dialógica; indicadores de qualidade; ensino de ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )