SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Panorama de la educación permanente de jóvenes y adultos en Argentina: una aproximación cuantitativa en la actualidadEl hombre en la docencia en educación infantil: de la memoria bibliográfica al estado del arte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

LEITE, Ivonaldo. Sociologia da Infância: campo científico, passos e percalços. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-44560.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44560.

Nos últimos tempos, a reflexão sociológica sobre as crianças tem vivido um considerável desenvolvimento, dando origem a uma nova área de especialização: a Sociologia da Infância. Tendo isso em atenção, determinadas abordagens têm se apressado em afirmar que essa incipiente área já atingiu a maturação requerida para o seu completo estabelecimento intelectual, estando consolidada como campo científico. O presente trabalho refuta essa tese, considerando, por exemplo, os aportes de Pierre Bourdieu a respeito do modus operandi do campo científico. Assim, é apresentada uma dupla hipótese a respeito dos estudos contemporâneos sobre a infância, isto é: (1) há uma dificuldade de a Sociologia da Infância se consolidar como campo científico; (2) essa dificuldade decorre, em parte, das particularidades internas desse incipiente campo, a exemplo dos percalços da sua estruturação e das perspectivas de abordagem concorrentes em seu interior. Busca-se averiguar essa hipótese realizando-se uma revisão da literatura sociológica sobre a infância produzida em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Como resultado, infere-se a comprovação da hipótese e, entre as considerações conclusivas, é afirmado que só a partir de uma sociologia reflexiva se pode procurar fazer com que o sociólogo da infância evite os erros que debilitam o campo científico que ele pretende construir.

Palabras clave : Sociologia da Infância; crianças; campo científico; reflexividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )