SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Docencia universitaria: la clase como calidezPaulo Freire, Ivan Illich y José Pacheco derriban los muros de la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FORTUNA, Volnei. A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1479-1490.  Epub 22-Feb-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao07.

O artigo tem como tema A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade, enunciando a influência do pensamento freireano na superação da opressão em vistas da humanização. O problema da pesquisa compreende qual a importância e atualidade da pedagogia freireana na consolidação de sociedades humanizadas? O objetivo consiste em analisar de forma reflexiva a pedagogia freireana, sua importância e atualidade em provocar no ser humano a capacidade de superação da opressão por meio da formação de consciência crítica e humanizadora. Para a problematização do estudo, segue-se o método hermenêutico-dialético, atentando-se de forma analítica e reflexiva ao referencial teórico freireano. Nesse contexto, a historicidade é ponto primordial para a dinâmica formativa da consciência de si e de outrem. Ter consciência do ser e estar no mundo com os outros, das fragilidades existentes na sociedade, abrem-nos caminhos de práxis, de criação e recriação de uma formação genuína, capaz de tornar o mundo mais bonito. Destaca-se que o espaço educacional é um berçário de grandes causas, e a teoria e o método freireano corroboram com o diálogo problematizador e coloca o sujeito numa condição de intervenção e transformação das realidades. Em síntese, encontra-se na pedagogia freireana elementos epistemológicos que colocam o diálogo como potência geradora de solidariedade, de humanização e de garantia da dignidade humana. A história do sujeito se faz e se refaz no exercício de relações humanas saudáveis, pautadas pela diversidade existe nas sociedades.

Palabras clave : Diálogo; Humanização; Liberdade; Práxis; Educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )