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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Rev. Diálogo Educ. vol.24 no.80 Curitiba ene./mar 2024  Epub 29-Abr-2024

https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ap01 

Apresentação

Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade

Brazilian women: outstanding researchers in contemporary teacher training

Mujeres brasileñas: investigadoras destacadas en la formación docente contemporánea

Rita Buzzi Rausch1 

Doutora em Educação


http://orcid.org/0000-0002-9413-4848

Susana Soares Tozetto2 

Doutora em Educação


http://orcid.org/0000-0002-1696-677X

Cristhianny Bento Barreiro3 

Doutora em Educação


http://orcid.org/0000-0001-7547-1905

Maria João Mogarro4 

Doutora em Educação


http://orcid.org/0000-0002-5841-9280

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira5 

Doutora em Educação


http://orcid.org/0000-0003-3759-0377

1Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) | Universidade Regional de Blumenau (FURB), Joinville/Blumenau, SC, Brasil

2Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil

3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Pelotas, RS, Brasil

4Universidade de Lisboa (Ulisboa), Lisboa, Portugal

5Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil


Este dossiê origina-se da contínua busca da RIPEFOR Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes, em contribuir com a Formação de Professores no Brasil. Esta Rede que é REDE, foi constituída em 2006 e, por meio de um termo de cooperação, participam atualmente 16 grupos de pesquisa que investigam a formação de professores.

Em seus 18 anos de existência, muitas foram as ações compartilhadas da Rede. Como principais ações destacamos a parceria constante em bancas de qualificação de teses e dissertações; três coletâneas que analisam referenciais teóricos de suporte no campo da formação de professores; dossiês em periódicos científicos qualificados; participações em mesas redondas em eventos qualificados; participação ativa no GT 8 Formação de Professores da ANPEd; na Revista do GT - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente; na ANFOPE, dentre outros.

E como uma de suas recentes e importantes ações, por meio desse dossiê intitulado “Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade”, a RIPEFOR busca fortalecer a pesquisa em educação e a mulher brasileira, ressaltando e valorizando o percurso acadêmico de pesquisadoras da educação, que são referências teóricas e metodológicas no campo da formação de professores.

A maioria das pesquisas sobre a formação de professores no Brasil é liderada por mulheres. Frente a isso, integrantes da RIPEFOR se propuseram a realizar uma produção que reunisse as contribuições de grandes pesquisadoras em um único material. Temos clareza que aqui não se encontra a totalidade das pesquisadoras, mas temos uma boa amostra do potencial das mulheres nesse campo de investigação. O dossiê está composto por onze artigos produzidos por pesquisadoras/es do campo da formação de professores. Cada artigo analisa as contribuições de uma mulher pesquisadora brasileira, bem como, sintetiza sua trajetória acadêmica e suas principais investigações realizadas sobre a formação de professores no Brasil.

O primeiro artigo elucida as proposições de Marli André à formação de professores. De abordagem qualitativa e caracterizada como bibliográfica, a pesquisa analisou os escritos produzidos pela autora, de única autoria, publicados entre os anos de 2009 e 2023, constituindo-se em 12 artigos científicos e 12 capítulos de livros. Dentre as principais proposições, o artigo aborda: a formação de professores como campo científico; a formação do professor pesquisador; a formação do professor formador; o apoio ao professor iniciante; e a consolidação de políticas públicas de formação de professores. As autoras destacam que tais proposições estão alinhadas às temáticas discutidas internacionalmente no campo da formação de professores e iluminam discussões que merecem continuidade e maior mobilização dos professores e pesquisadores, de modo a eternizar e concretizar as profícuas contribuições desta importante pesquisadora à formação de professores no Brasil e no mundo.

A questão que orienta o segundo artigo focaliza as contribuições de Menga Lüdke, refletindo sobre a prática e a pesquisa no processo de formação docente, em especial, a defesa da realização de pesquisa na profissionalização de professores da educação básica. A metodologia de abordagem qualitativa focaliza na perspectiva da história de vida, considerando dados de carácter biográfico e produção realizada pela autora. As autoras destacam que a abrangência dos estudos sobre o professor e a pesquisa, no campo da formação de professores realizados por Lüdke, ressaltam a necessidade de pesquisas sobre o cotidiano das escolas e o entendimento de que os professores podem produzir teoria sobre os problemas concretos da realidade escolar.

O terceiro artigo discorre sobre as contribuições da professora e pesquisadora, Bernadete Angelina Gatti, para a pesquisa em Educação no Brasil e, ainda, para a formação de professores. A leitura e análise da produção de Gatti, bem como as conversas estabelecidas com ela, permitiram que as autoras organizassem o texto em três blocos: a pesquisa sobre formação de professores; a avaliação escolar e as políticas educacionais brasileiras.

No quarto artigo, as autoras se dedicam a analisar as contribuições da pesquisadora Maria Isabel da Cunha à formação de professores. As autoras realizaram uma entrevista com a pesquisadora, bem como analisaram sua produção intelectual. As autoras apresentam as contribuições de Cunha ao campo da formação de professores por meio de temas: a humanização; o ensino; os saberes da prática; a profissionalização.

O artigo cinco apresenta elementos da caminhada profissional de Iria Brzezinski, com o objetivo de revisitar a trajetória de vida e da obra da autora, enfatizando os aspectos biográficos como professora, pesquisadora e militante. As autoras escrevem sobre a trajetória de vida e sobre as pesquisas de Iria, enfatizando três aspectos que se complementam: os eventos da vida da autora; a relação de sua história de vida com o contexto histórico em que iniciou suas pesquisas; e a relação entre suas pesquisas, sua militância política e a sua defesa pela formação dos profissionais da Educação.

O artigo seis tem como objetivo apresentar a trajetória profissional e a produção teórica de Madalena Freire. A partir dessa revisão bibliográfica, articulada ao testemunho pedagógico das autoras, são discutidas e afirmadas as seguintes ideias-força: o compromisso com a docência e o ensino como atos políticos e pedagógicos; a escola como lugar de exercício da democracia e do trabalho em grupo; a pedagogia democrática, construída por meio da escuta, do cuidado e da aposta na capacidade das crianças de conhecer o mundo e construir conhecimentos mediados pela leitura e escrita; e a disciplina intelectual mediante o estudo e o registro.

O artigo sete tem como objetivo destacar a participação de Vera Lúcia Bazzo no movimento de luta por uma educação alinhada aos interesses públicos, tomando principalmente a formação de professores como fio condutor para a promoção de uma formação humanizada e política, visando à justiça social. O texto toma como referência as contribuições de Vera e suas parcerias intelectuais para evidenciar esse expoente da educação brasileira, atuante na luta por um projeto de sociedade que defende uma educação pública, laica e de qualidade social para todos e todas. Por meio de uma entrevista realizada com Vera Bazzo, os autores destacam que foi possível constatar que a constituição de sua trajetória profissional é enlaçada por uma curiosidade epistêmica constante e um senso de justiça social aguçado.

O artigo oito apresenta as repercussões da trajetória pessoal/profissional de Vera Maria Nigro de Souza Placco. O objetivo do artigo é, ao relatar a maneira como desenvolveu o seu trabalho como formadora e as suas produções, destacar sua coerência ética e política potencializada por meio de uma práxis formativa. A pesquisa do tipo narrativa foi desenvolvida tendo por base uma revisão de literatura sobre as produções acadêmicas da professora. Organizado em três partes, o texto apresenta dois conceitos que acompanham várias de suas obras - sincronicidade e dimensões da formação - assim como reafirma a importância do papel articulador, formador e transformador do coordenador pedagógico, bem como destaca a importância da pesquisa na formação articulada ao ensino.

O artigo nove aborda as contribuições de Acacia Zeneida Kuenzer, especialmente por meio de sua obra clássica “Pedagogia da Fábrica”, publicada em 1985. A discussão sobre a constituição e a formação docente no Brasil é perpassada por diversas e muitas vezes contrárias posições epistêmicas e ao elegerem essa pesquisadora, as autoras optaram pela discussão a partir do materialismo histórico. As autoras destacam que no compartilhamento da história de vida desta pesquisadora, evidenciam-se as condições concretas e contraditórias pelas quais se constitui o docente e o princípio educativo do trabalho manifesta-se de maneira inequívoca. Evidenciam, também, a razão da importância das categorias do materialismo histórico, tanto as de conteúdo quanto as de método.

O décimo artigo explora a contribuição de Denice Barbara Catani ao campo da educação, com foco nas interseções entre memória, história e formação docente. Por meio de uma revisão sistemática, as autoras analisaram vinte e quatro obras de Catani, por meio da ferramenta de análises qualitativas Voyant. Suas obras demonstram como a memória coletiva e individual dos professores desempenha um papel fundamental na formação da identidade profissional docente e influencia as práticas pedagógicas. Além disso, examina como as políticas e as reformas educacionais se articulam às memórias coletivas e pelas narrativas históricas, influenciam as decisões governamentais e incidem sobre as práticas escolares.

O artigo onze teve como objetivo discutir as contribuições de Maria Helena Menna Barreto Abrahão, para a investigação narrativa (auto)biográfica e para o campo de estudos da formação docente. Na análise, os autores apresentam excertos da narrativa da pesquisadora, produzida no contexto de uma entrevista narrativa, enfatizando as articulações entre a formação de professoras e o paradigma (auto)biográfico de produção do conhecimento sobre educação. O estudo também reconhece a contribuição da pesquisadora para o fortalecimento das bases teóricas das pesquisas (auto)biográficas.

Enfim, esperamos que esse dossiê, além de potencializar o estudo de mulheres pesquisadoras brasileiras, sirva de referência aos pesquisadores do campo da formação de professores, bem como possa inspirar muitas outras mulheres a continuarem seu legado de produzir ciência, fortalecendo a pesquisa em educação no Brasil.

A parte destinada à demanda contínua deste número da Diálogo Educacional é composta por treze artigos, resultantes de pesquisas realizadas em diferentes lugares e espaços. O primeiro deles, Los materiales como posibilidad de un tercer espacio productor de interculturalidad en la Universidad Intercultural del Estado de Hidalgo (UICEH): educación intercultural en el nivel superior, de Dalia Peña Islas e Peri Mesquida, estuda a produção de diferentes materiais que incorporam tanto o conhecimento indígena quanto o ocidental, realizada pela Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo, no município de Tenango de Doria Hidalgo, no México. O modelo de Universidades Interculturais (UIS) adotado nesse país estabelece que elas devem incorporar o conhecimento das comunidades indígenas que lhes estão afetas. Dessa forma, o artigo analisa como o material intitulado Diálogo de saberes, comunidades indígenas e estudantes universitários possibilitou a construção de um terceiro espaço produtor de interculturalidades para os alunos da UICEH. As metodologias utilizadas foram a etnografia digital e a dupla reflexividade. Foi destacado que essa experiência de produção de materiais poderia ser uma forma de gerar “terceiros espaços confortáveis” para que os alunos da UICEH aprendessem a negociar diversas aprendizagens e reflexividades, em especial aquelas vinculadas ao resgate comunitário e indígena.

Em seguida, Ana Sara Castaman, em Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado: a produção acadêmica de Liliana Soares Ferreira, apresenta a biografia acadêmica da referida professora, atualmente vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, destacando sua contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão. O estudo teórico se enquadra, metodologicamente, numa espécie de metaexplicação, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), a partir das técnicas da pesquisa bibliográfica e da análise documental. A pesquisa bibliográfica se ocupou de autores(as) que estudam as temáticas de que trata o artigo e da produção científica da professora, enquanto a pesquisa documental envolve a análise do currículo na Plataforma Lattes, com a visualização dos movimentos de sentidos das categorias por ela desenvolvidas, sobretudo “trabalho pedagógico”, nos textos publicados entre 2019 e 2023.

Na sequência, Otávio Augusto de Oliveira Cardoso e Luis Paulo Leopoldo Mercado, em Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com TIC na formação de professores para o ensino superior, trazem os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que investigou a utilização de metodologias e estratégias ativas com uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino superior, com base em duas categorias de análise: contribuições para a prática docente e possibilidades vislumbradas com o uso das TIC. A abordagem utilizada envolveu estudo de caso no componente curricular Metodologias do Ensino Superior com TIC (MESTIC), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os resultados obtidos apontaram que o componente curricular ampliou as experiências com práticas docentes, vinculada à utilização das TIC para a formação dos estudantes.

Em A escolaridade dos pais dos estudantes da educação de jovens e adultos em debate, Luís Carlos Ferreira analisa se existe [ou não] relação entre a escolaridade dos pais dos estudantes matriculados na educação de jovens e adultos e as possíveis influências reveladas no processo de retorno às salas de aula da modalidade, em busca de aprendizagem, formação e certificação escolar. A discussão, com abordagem intergeracional e interdisciplinar, está ancorada nos estudos de Bourdieu, Da Matta, Castel, Freire e Escóssia, e considera que os processos de formação escolar e humana passam pela força do papel com a certificação e a apreensão dos conhecimentos como instrumentos de emancipação do indivíduo. A pesquisa realizada foi do tipo participante, com abordagem qualitativa, e envolveu 33 (trinta e três) estudantes do ensino fundamental de uma escola pública da EJA, no interior do estado do Ceará, em conversas gravadas em áudio, com base em três perguntas que pautaram a análise nas falas dos estudantes-respondentes. Foi possível constatar a necessidade de superação das histórias familiares de insucesso escolar conduzidas a uma não repetição dessa trajetória intergeracional, com a prospecção de um futuro possível, com chances de mobilidade social e melhores oportunidades profissionais.

Adiante, Francisco Regis Vieira Alves, na esteira da integridade, boas práticas e condutas na pesquisa, integrantes de uma atitude acadêmica responsável, apresenta o artigo Algumas considerações sobre o Philosophiae Doctor e o plágio acadêmico. O trabalho discute a noção de plágio, sem negligenciar elementos de gênese e evolução no decurso dos últimos séculos, com novas políticas de prevenção científica. Além disso, traz modalidades emergentes de pesquisa e ampara uma compreensão não trivial entre categorias emergentes de manifestação do plágio, frente a relações acadêmicas não estáticas e características de uma pesquisa de doutorado.

Os autores Fábio Alves Gomes, Marck de Souza Torres e Valter Luciano Gonçalves Villar, em A inclusão perversa: ensino superior, pandemia e desigualdade socioeconômica no Amazonas, analisam como a desigualdade socioeconômica, os desafios geográficos e as deficiências nas políticas públicas de acesso e permanência afetaram os jovens universitários no interior do estado do Amazonas, durante a crise sanitária e humanitária causada pela pandemia de COVID-19. O estudo contou com a participação de 143 universitários, com idades entre 18 e 44 anos, sendo 58,7% mulheres cisgênero e 40,5% homens cisgênero. Dos participantes, 67,1% se autodeclararam pardos e 19% indígenas. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o período revelaram mecanismos sutis presentes na dinâmica de inclusão/exclusão, desencadeando sentimentos de ansiedade, depressão e desafios para lidar, ao mesmo tempo, com a pandemia e o ensino remoto.

O artigo A criatividade na performance pedagógica do tutor, de Rogério Tubias Schraiber e Elena Maria Mallmann, no contexto da educação a distância, analisa como o tutor pode potencializar o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem criativo. Tem como objetivo buscar compreender quais os princípios da performance pedagógica do tutor que potencializam o ensino-aprendizagem de modo que seja criativo. O referencial teórico está baseado nos componentes da criatividade propostos por Nikerson, Perkins e Smith, nos estudos de performance de Schechner e no conceito de performance docente desenvolvido por Mallmann. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos dados foram analisados nas etapas da unitarização, da categorização e do novo emergente, pertencentes à Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Das cinco categorias de pesquisa obtidas, o artigo aprofunda a da criatividade.

Os autores Marco Aurélio Soares Fragoso, Josmaria Lopes de Morais e Adriano Lopes Romero, em Formação continuada de professores enquanto lócus para avaliação de produto educacional, partindo da premissa de que os professores que atuam na Educação Básica podem desempenhar o papel de receptores e avaliadores dos produtos educacionais (PEs) em fase de desenvolvimento, têm como objetivo avaliar um PE com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CSTA) por professores de Química em formação continuada. A avaliação desse PE foi realizada no contexto de um curso de formação continuada e contou com a participação de sete professoras da rede estadual de ensino do estado do Paraná. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, com 13 (treze) questões agrupadas em três categorias, relacionadas com o uso da abordagem CTSA e com percepções quanto à presença de parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA na sequência didática (SD). O objeto de conhecimento foi tabela periódica, elaborada de acordo com a abordagem CTSA.

Em seguida, trazemos o artigo de Juarez José Tuchinski dos Anjos, intitulado Aspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília nas colunas de Yvonne Jean (1962-1964). Com caráter historiográfico, o estudo tem por objetivo investigar alguns aspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília entre os anos de 1962 e 1964, tomando por fontes os textos publicados pela jornalista Yvonne Jean no jornal Correio Braziliense. Do ponto de vista metodológico, foram lidas as colunas assinadas por Yvonne Jean ao longo do período estudado, selecionando-se aquelas que faziam referência às culturas escolares nas escolas primárias de Brasília. Formou-se, então, um banco de dados temático dentro do qual foram destacados dois aspectos das culturas escolares: a formação docente e os clubes escolares. Além dos resultados obtidos em relação às categorias escolhidas, foi possível perceber que a jornalista, ao tratar das culturas escolares, ajudava a dar visibilidade, para seus leitores, das iniciativas que eram tomadas para materialização do projeto educativo pensado para a nova capital.

Adiante, tem-se o estudo de André Luiz Gonçalves de Oliveira, intitulado Conhecimento como criação: subversão de tecnologia educacional na periferia do capitalismo. Nele, o autor propõe a hipótese de que, no contexto educacional, fundamentos anti-cartesianos sobre conhecimento oferecem possibilidades de subversão de tecnologias para arrefecimento das estruturas de opressão, controle e dominação. Com emprego de revisão bibliográfica, são trazidos assuntos como ciência cognitiva e estudos decoloniais, para pensar dois casos de tecnologias educacionais e suas implicações políticas. Articulado em três partes, o texto apresenta um caminho de emancipação por meio da desobediência e da criação de formas de utilizar ferramentas educacionais para narrar as próprias histórias na periferia do capitalismo.

O artigo apresentado em seguida é o de Eliane Küster e Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, denominado Formação de professores em cursos normais superiores: um “estado do conhecimento” (2003-2016). O objetivo desse estudo é analisar a produção científica acerca da formação de professores em cursos normais superiores, no intuito de elencar o que vem sendo produzido nessa área, averiguar a evolução e as características das pesquisas e identificar recorrências e lacunas pertinentes à temática. A pesquisa foi realizada na modalidade “estado do conhecimento”, com caráter bibliográfico e documental e abordagem qualitativa. O corpus da análise foi composto por produções brasileiras exportadas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2003 a 2016. No decurso da análise, emergiram duas categorias: teoria e prática pedagógica na formação de professores e formação de professores na perspectiva da história da educação e das políticas educacionais, das quais afloraram cinco subcategorias, que favoreceram a averiguação das produções selecionadas.

Os autores Sandra Cordeiro de Mello, Natalia Barboza Netto e Carolina Barreiros de Lima apresentam Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação, pesquisa bibliográfica e documental que busca apresentar a Análise de Conteúdo realizada com o auxílio do software Atlas.ti. Para isso, foram considerados dados recuperados em dois estudos desenvolvidos por um laboratório de pesquisas sobre inclusão em educação. Partiu-se do pressuposto de que a abordagem favorece as pesquisas e problematizou-se se e como um recurso tecnológico pode contribuir nas respectivas análises. Além das duas publicações, o artigo traz documentos desenvolvidos no processo de investigação, geradores dos resultados nos estudos.

Encerrando a apresentação dos artigos de demanda contínua, Ana Luiza Leite e Roni Costa Ferreira, em Experiência dos professores universitários durante a Pandemia da Covid-19: uma revisão sistemática da literatura, analisam a produção científica sobre o impacto da pandemia no bem-estar do professor universitário. Partiram do pressuposto de que a vida dos professores universitários foi significativamente impactada pela pandemia da Covid-19, o que resultou em alteração da satisfação e estresse desses profissionais. Na revisão sistemática realizada, foram analisados 42 (quarenta e dois) artigos científicos, a maioria deles escrita em inglês, proveniente dos Estados Unidos e com abordagem qualitativa. Percebeu-se que, no período, houve maior número de desafios e dificuldades do que benefícios e oportunidades, os quais são explicitados nos resultados da pesquisa.

Agradecemos às autoras e aos autores que nos prestigiaram com a submissão de seus resultados de pesquisa, bem como ao corpo de avaliadores(as) “ad hoc” da revista que, incansáveis em acuradas observações e comentários, incentivaram melhorias nos textos propostos.

Desejamos boa leitura e aprofundadas reflexões a todas e todos!

Como citar: SOBRENOME, N. A.; SOBRENOME, A. A.; SOBRENOME, I. G. Título no primeiro idioma do artigo. Revista Diálogo Educacional, v. 24, n. 80, p. 01-08, 2024. https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO01

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