SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Iria Brzezinski: relaciones entre docencia, activismo e investigaciónTrayectorias cruzadas de vida, profesión y activismo: el legado de Vera Lúcia Bazzo en Educación y Formación Docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NORNBERG, Marta; CAVA, Patrícia Pereira  y  PORTO, Gilceane Caetano. Madalena Freire: a paixão de conhecer o mundo pela alegria de ensinar e aprender. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.90-106.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds06.

O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória profissional e a produção teórica de Madalena Freire. Realiza-se uma revisão bibliográfica para discutir as principais contribuições de seu pensamento pedagógico com base em quatro obras: A paixão de conhecer o mundo (1983; 1988); Observação, registro, reflexão - Instrumentos metodológicos I (1996); Avaliação e Planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II (1997); e, Educador, educa a dor (2017). A partir dessa revisão, articulada ao testemunho pedagógico das autoras, são discutidas e afirmadas as seguintes ideias-força: o compromisso com a docência e o ensino como atos políticos e pedagógicos; a escola como lugar de exercício da democracia e do trabalho em grupo; a pedagogia democrática, construída por meio da escuta, do cuidado e da aposta na capacidade das crianças de conhecer o mundo e construir conhecimentos mediados pela leitura e escrita; a disciplina intelectual mediante o estudo e o registro. O testemunho-pedagógico é o da paixão de conhecer o mundo pela paixão de ensinar e aprender com o outro na imprevisibilidade e irrepetibilidade de cada ato educativo.

Palabras clave : Pensamento pedagógico; Docência; Registro; Planejamento..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )