SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Investigadora y educadora Vera Placco: aportaciones y repercusiones para la investigación y formación de profesores/asDenice Catani: notas de lectura sobre la memoria, la historia y la formación del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

URBANETZ, Sandra Terezinha  y  BARREIRO, Cristhianny. Acacia Zeneida Kuenzer: referência feminina na formação docente e na Educação Profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.140-155.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds09.

Este artigo é sobre a obra de Acacia Zeneida Kuenzer, importante referência feminina para pensar a formação de professores, especialmente a da Educação Profissional. Através da análise de trabalhos publicados e de entrevista realizada com a autora, pode-se inferir que desde a década de 1980 a autora defende uma formação docente que se dê em um espaço universitário, tendo em vista a articulação dos conhecimentos sobre o mundo do trabalho e os científico-tecnológicos de todas as áreas de conhecimento, através de práticas integradas e integradoras entre ciência, cultura e trabalho, dentro dos eixos contextual, institucional, pedagógico, práxico, ético e investigativo. Em sua obra também é possível perceber o posicionamento da formação docente na relação com o trabalho e com a educação, demonstrando que a precarização do trabalho e da formação docente servem ao que chama de inclusão excludente, uma vez que fazem ingressar no sistema educacional os trabalhadores e seus filhos sem dotá-los de efetivas condições de análise e transformação social, em um movimento que vem se aprofundando de redução dos conhecimentos teóricos em benefício dos conhecimentos instrumentais e pragmáticos. Kuenzer aponta como a educação acaba por servir à manutenção e aprofundamento das relações de exploração capitalista, tornando ainda mais necessário ao papel do professor refletir e fazer refletir as condições que permeiam o mundo do trabalho, amparado em sólido ferramental teórico, que permita a ação em direção a uma sociedade mais justa. A vida e obra acadêmica da autora são exemplos de militância em prol desses objetivos.

Palabras clave : Acacia Zeneida Kuenzer; Formação Docente; Educação Profissional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )