SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Denice Catani: notas de lectura sobre la memoria, la historia y la formación del profesoradoLos materiales como posibilidad de un tercer espacio productor de interculturalidad en la Universidad Intercultural del Estado de Hidalgo (UICEH) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FERREIRA, Luciana Haddad; SOARES, Neuzita de Paula  y  AGUIAR, Thiago Borges. Relações, métodos, palavras: a pesquisa narrativa (auto)biográfica por Maria Helena Abrahão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.170-184.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds11.

O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir as contribuições de Maria Helena Menna Barreto Abrahão, professora e pesquisadora, para a investigação narrativa (auto)biográfica e para o campo de estudos da formação docente. Valemo-nos, para tanto, da mesma premissa defendida por Maria Helena em toda a sua trajetória: colocamos a vida no centro do processo e tomamos como objeto de estudo e reflexão sua própria narrativa (auto)biográfica. Para análise, apresentamos excertos da narrativa da pesquisadora, produzida no contexto de uma entrevista narrativa, enfatizando as articulações entre a formação de professoras e o paradigma (auto)biográfico de produção do conhecimento sobre educação. Dentre diferentes aspectos apresentados na narrativa, destacamos três dimensões. Na primeira, as relações, entendemos que a pesquisa e seu campo só existem no espaço da interlocução. Na segunda, os métodos, compreendemos as diferenças entre paradigmas pautados pelo recorte da realidade e o paradigma aqui discutido que está aberto ao inédito do momento da pesquisa. Na terceira, as palavras, observamos como termos consolidados no campo investigativo vão se modificando como resultado de uma interação humana. O estudo também reconhece a contribuição da pesquisadora para o fortalecimento das bases teóricas das pesquisas (auto)biográficas. O trabalho investigativo de vanguarda dessa mulher brasileira abriu caminhos para um movimento de pesquisa que tem contribuído significativamente para a formação e valorização docente no país.

Palabras clave : Pesquisa (auto)biográfica; Formação de professores; Narrativa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )