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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ISLAS, Dalia Peña  y  MESQUIDA, Peri. Os materiais como possibilidade de um terceiro espaço produtor de interculturalidade na Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.185-197.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao01.

A Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH) foi fundada em 2012 e está localizada no município de Tenango de Doria Hidalgo no México. Dentro do modelo das Universidades Interculturais (UIS) está estabelecido que estes tipos de instituições devem incorporar o conhecimento das comunidades indígenas onde têm impacto, neste caso a UICEH localizada na Região de Otomí-Tepehua cumpriu a tarefa de produzir diferentes materiais que incorporam o conhecimento indígena e ocidental. Neste sentido, este artigo apresenta os resultados de uma investigação de um material intitulado: "Diálogo de saberes". Comunidades indígenas e estudantes universitários", cujo principal objectivo era analisar como, através do referido material, foi construído um terceiro espaço de produção intercultural para os estudantes da UICEH. Para a elaboração desta investigação, as metodologias utilizadas foram a etnografia digital e a dupla reflexividade.

Entre alguns dos resultados obtidos, verificou-se que os estudantes experimentaram processos de reflexividade na produção deste material, o que lhes permitiu moldar uma interculturalidade crítica a partir do conhecimento dos seus territórios, mas ligada ao conhecimento universitário, estabelecendo assim "diálogos vivos" e posicionando-se de forma ética e política. Além disso, esta experiência de produzir materiais como "terceiro espaço produzindo reflexividades e interculturalidades" poderia ser uma forma de gerar "terceiros espaços confortáveis" para os estudantes da UICEH aprenderem a gerir diversas aprendizagens e reflexividades, especialmente aquelas ligadas à recuperação do conhecimento comunitário e indígena.

Palabras clave : Universidad Intercultural; materiales interculturales; tercer espacio..

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