SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80La inclusión perversa: Educación Superior, pandemia y desigualdad socioeconómica en AmazonasLa formación continua docente como locus de evaluación de productos educativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SCHRAIBER, Rogério Tubias  y  MALLMANN, Elena Maria. A criatividade na performance pedagógica do tutor. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.280-297.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao07.

Inserido no contexto da Educação a Distância, este estudo aborda o tema da criatividade na performance pedagógica de um grupo de tutores de cursos de pós-graduação, em nível de Especialização, da Universidade Aberta do Brasil vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Em relação ao problema de pesquisa, questiona-se como o tutor potencializa o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem criativo. Como objetivo, buscouse compreender quais são os princípios da performance pedagógica do tutor que potencializam o ensino-aprendizagem na perspectiva da criatividade. O referencial teórico está embasado nos componentes da criatividade, propostos por Nikerson, Perkins e Smith (1997), nos Estudos da Performance, em relação aos termos da realização da performance, apresentados por Schechner (2006), e no conceito de performance docente, desenvolvido por Malmann (2008). Em termos metodológicos, desenvolveu-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo montante de dados foi analisado mediante as etapas da unitarização, da categorização e do novo emergente, pertencentes à Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultado, obteve-se cinco categorias de pesquisa, das quais este artigo destaca a da criatividade. Conclui-se que a criatividade é um princípio potencializador do ensino-aprendizagem criativo pelo fato de representar o desenvolvimento de ações e estratégias pedagógicas que caracterizam a performance do tutor como invenção pedagógica.

Palabras clave : Criatividade; Performance pedagógica do tutor; Estratégias pedagógicas; Ensino-aprendizagem criativo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )