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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

KUSTER, Eliane  y  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Formação de professores em cursos normais superiores: um “estado do conhecimento” (2003-2016). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.348-364.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao11.

O artigo teve como objeto de estudo a formação de professores em cursos normais superiores. A questão proposta foi: O que vem sendo produzido sobre a formação de professores em cursos normais superiores? Em busca de respostas, delineou-se o objetivo geral: analisar a produção científica acerca da formação de professores em cursos normais superiores e os objetivos específicos: elencar o que vem sendo produzido nessa área, averiguar a evolução e as características das pesquisas e identificar recorrências pertinentes a temática. Para tanto, foi realizado um “estado do conhecimento”, com apoio em Morosini (2015) e Romanowski e Ens (2006). O corpus de análise foi composto por produções brasileiras exportadas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal foi estabelecido entre 2003 e 2016. Os dados produzidos foram analisados segundo as orientações de Bardin (1977), que permitiram identificar duas categorias: teoria e prática pedagógica na formação de professores e formação de professores na perspectiva da história da educação e das políticas educacionais, das quais afloraram cinco subcategorias, que favoreceram a investigação das produções selecionadas. A pesquisa permitiu refletir sobre a organização da educação no país, políticas educacionais responsáveis pela institucionalização da formação de professores e práticas pedagógicas. Os resultados demonstraram que os cursos normais superiores, em suas breves trajetórias, tiveram relevância na história da educação brasileira.

Palabras clave : Formação de professores; Curso normal superior; “Estado do conhecimento”..

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