Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
GOMES, Romeu; BRINO, Rachel de Faria; AQUILANTE, Aline Guerra y AVO, Lucimar Retto da Silva de. Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de medicina: uma revisão bibliográfica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.433-440. ISSN 1981-5271.
RESUMO Este artigo analisa estudos que comparam a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação médica com o desenvolvimento de currículo tradicional de Medicina. O desenho metodológico, caracterizado como uma revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, apoia-se na busca de artigos embases de dados e bibliotecas virtuais, publicados de 1998 a 2008, com os termos medicina, graduação, aprendizagem baseada em problemas e ensino tradicional. O material foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temática. A discussão se desenvolve a partir dos resultados acercado uso da ABP na graduação médica em comparação aos resultados de cursos de currículo tradicional. Conclui-se que o uso da ABP na graduação médica pode ser uma alternativa na implementação das diretrizes brasileiras para a formação médica
Palabras clave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Médica/Métodos; Educação de Graduação em Medicina.