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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
SPERANDIO, Ana Maria Girotti et al. Ensino e práticas de promoção da saúde durante o primeiro ano de medicina, Unicamp. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.04, pp.615-621. ISSN 1981-5271.
Introdução: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e as orientações da Abem para ampliar a visão generalista da prática médica, a FCM-Unicamp renovou seu currículo ao implantar, no primeiro ano do curso de Medicina, a disciplina Ações de Saúde Pública, na qual os alunos devem identificar e atenuar um problema da região mediante projetos de intervenção nos Centros de Saúde (CS). Foi desenvolvido um projeto com foco nos motivos e consequências da presença de adolescentes grávidas nas redondezas do CS São Quirino em 2008. Objetivo: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de adolescentes e bebês. Métodos: Selecionadas as adolescentes, aplicou-se um questionário e formou-se um Grupo de Gestantes no CS. Oficinas com temas variados foram desenvolvidas. Resultados: Alunos e funcionários do CS trabalharam harmonicamente, o que viabilizou a sustentabilidade do trabalho nos anos seguintes. Conclusão: As adolescentes reconheceram a importância dos cuidados com a gravidez, e os alunos tiveram contato precoce com as práticas do SUS.
Palabras clave : Educação Médica; Promoção da Saúde; Gestantes; Adolescentes.