Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
BELLODI, Patrícia Lacerda. Mentors, students, and the undergraduate medical course: a virtuous circle. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.03, pp.382-388. ISSN 1981-5271.
Contexto: Programas de Mentoring têm sido desenvolvidos em várias escolas médicas, mas poucos estudos investigam essa experiência sob a perspectiva dos mentores. Objetivos: Explorar a percepção de mentores a respeito de suas experiências ao longo do tempo. Método: Mentores de uma escola médica foram convidados a participar de uma entrevista em profundidade que incluía questões sobre satisfação, dificuldades e percepção de mudanças resultantes do programa. Resultados: A satisfação e as dificuldades relatadas pelos mentores mostraram-se fortemente ao grau de envolvimento dos alunos no programa. Os mentores acreditam que as mudanças observadas nos alunos estão mais relacionadas a questões dessa fase de vida e, para alguns, ainda não há reconhecimento do programa pela instituição. Por outro lado, a maioria dos mentores reconhece importantes mudanças nem si mesmos: como professores, como membros da faculdade e como pessoa. Conclusões: A adesão dos alunos mostra-se crucial tanto para a relação de Mentoring quanto para a própria consolidação do programa. Alunos envolvidos com a atividade motivam os mentores para o ensino e o aprimoramento do currículo, criando assim um círculo virtuoso, que beneficia o curso e a formação médica como um todo.
Palabras clave : Tutoria; Tutores; Graduação em Medicina; Alunos de Medicina; Educação Médica.