Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
GOMES, Lina Nunes y KOIFMAN, Lilian. A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.506-515. ISSN 1981-5271.
Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no mestrado que tem como um de seus objetivos específicos levantar e discutir as concepções sobre integralidade entre os internos de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense (UFF), conceito trabalhado transversalmente durante o curso de Medicina da UFF. A metodologia utilizada teve como corpo teórico o Interacionismo Simbólico, e usamos como procedimentos: revisão bibliográfica, diário de campo, entrevista individual projetiva e grupo focal. Percebemos que os alunos conseguem identificar situações nas quais o conceito esteja presente ou não, mas apresentam dificuldades em defini-lo. Por outro lado, observamos que a aplicação do conceito ficou bastante clara, o que foi considerado pelos alunos como um diferencial entre os estudantes da UFF e os de outras faculdades. Os alunos relatam, ainda, que sentem falta de maior discussão do tema, em momento considerado crítico para eles (o Programa de Internato). Identificamos a presença de diferenças na atitude de alguns alunos na entrevista individual e no grupo focal, revelando a influência que a pressão do grupo tem sobre esses alunos.
Palabras clave : Educação Médica; Internato e Residência; Assistência Integral à Saúde.