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Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
DOMINGOS, André Luís Alonso et al. Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos: Processo de Inserção de Habilidades e Competências Médicas no Currículo do Curso de Medicina da Anhanguera-Uniderp. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.4, pp.542-547. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400016.
INTRODUÇÃO:
Há pouca discussão na literatura sobre quais procedimentos médicos o estudante de Medicina deve ser capaz de realizar no final do curso de graduação e em qual momento do currículo escolar eles devem ser inseridos.
METODOLOGIA:
Uma comissão formada por especialistas de diversas áreas organizou uma lista de possíveis procedimentos médicos diagnósticos e terapêuticos, sugerida por estudos e debates do grupo e que estivessem de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001. Após consenso do grupo, mediante aprovação de mais de 75% dos integrantes da comissão, os procedimentos que de fato deveriam integrar o currículo foram definidos.
RESULTADOS:
Mais de 50 procedimentos médicos foram definidos, de acordo com o nível de complexidade esperada para o aluno de graduação. Após esta definição, tais procedimentos foram distribuídos na matriz curricular e divididos didaticamente em momentos de aprendizagem de domínio cognitivo e domínio motor.
CONCLUSÃO:
O presente estudo apresentou uma proposta de definição das competências e habilidades relativas aos procedimentos médicos a serem alcançadas pelos estudantes de Medicina de graduação em nossa instituição e teve como objetivo sistematizar a sua distribuição na matriz curricular.
Palabras clave : Procedimentos Médicos; Competências; Curriculum Médico; Educação Médica.