SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia HumanaCompetência de Juízo Moral entre Estudantes de Odontologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

CARDOSO FILHO, Francisco de Assis Brito; MAGALHAES, Juliano Fontenele; SILVA, Kássio Murillo Leite da  y  PEREIRA, Izete Soares da Silva Dantas. Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.32-40. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e01092014.

O objetivo deste trabalho é mostrar o perfil do estudante de Medicina da UERN por meio de um estudo transversal feito em 2013 com 72 alunos, utilizando questionário autoaplicável e anônimo. Foram coletadas informações socioeconômicas sobre o curso e o processo ensino-aprendizagem. Verificou-se predomínio do sexo masculino (58,0%), brancos (48,6%), solteiros (90,3%), renda familiar até R$ 2.565,00 (20,5%) e ensino fundamental e médio cursados somente em escola pública (58,3% e 61,1%, respectivamente). Os estudantes escolheram a profissão por adequação à aptidão pessoal e vocacional (37,5%) ou possibilidade de realização pessoal (31,9%) e se dizem satisfeitos com o curso (98,6%). Muitos alunos relatam que atividades excessivas e ansiedade são os fatores estressores que mais interferem no desempenho acadêmico. Grande parte (88,9%) indica a internet como principal fonte de informação. Os resultados mostram o impacto positivo do sistema de cotas no ingresso do aluno da rede pública de ensino no curso de Medicina da UERN, os efeitos da imensa carga horária curricular sobre a qualidade de vida e a influência do modelo de ensino flexneriano preconizado, atualmente, no Brasil.

Palabras clave : Educação Médica; Qualidade de Vida; Condições Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )